News

News



ICM 2018: A Assembleia Geral da IMU será em São Paulo


Paolo Piccione
Um dos objetivos maiores de cada edição do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) é tornar a nossa disciplina e a comunidade matemática internacional cada vez mais coesas.

Nesta segunda edição do nosso boletim, eu gostaria de falar sobre outra importante iniciativa, talvez menos visível, mas igualmente crucial para atingir essa coesão: a Assembleia Geral da União Matemática Internacional (IMU), que em 2018 terá lugar em São Paulo.

A Assembleia Geral reúne-se a cada quarto anos, imediatamente antes do ICM, para revisar as realizações do quadriênio anterior e deliberar sobre as futuras atividades da IMU. As duas últimas reuniões da Assembleia Geral aconteceram em:
- Gyeongju, Coreia do Sul, 10 e 11 de agosto de 2014 (antecedendo o ICM 2014 em Seul);
- Bangalore, India, 16 e 17 de Agosto de 2010 (antecedendo o ICM 2010 em Hyderabad).

Dentro dessa tradição, a 18a Assembleia Geral será realizada em São Paulo, nos dias 29 e 30 de julho de 2018, ou seja, no domingo e segunda-feira prévios ao ICM 2018 no Rio de Janeiro. São esperados cerca de 300 participantes, incluindo mais de 200 delegados das sociedades matemáticas que representam os cerca de 80 países membros da IMU.


São Paulo é a maior cidade brasileira e é considerada a capital financeira do país, sendo a cidade com maior produto interno bruto em toda a América Latina. O seu caráter cosmopolita é atestado pela presença de diversas comunidades internacionais, tais como as comunidades árabe, italiana e japonesa, que fizeram de São Paulo o seu lar. Gastronomia, artes e entretenimento fazem parte do quotidiano da cidade.

A escolha do local da Assembleia Geral está sendo negociada neste momento e será anunciada em breve. Algumas atividades sociais terão lugar na Universidade de São Paulo, que é um dos patrocinadores do evento.


Após a reunião, no dia 31 de julho, os delegados serão transferidos de São Paulo para o Rio de Janeiro para participarem no ICM. O transporte será feito de ônibus, com parada para almoço e visita turística à cidade colonial de Paraty. O tempo previsto na estrada é de 5h, com chegada ao local do ICM (centro de convenções Riocentro) ao final da tarde, em tempo de participar no cocktail de abertura do ICM 2018.

Mais informações sobre o local da Assembleia Geral, a pauta da reunião, acomodações e como chegar serão dadas nos próximos meses, por meio desta Newsletter, bem como na página do ICM.


Nós do Comitê Organizador estamos muito entusiasmados com a perspectiva de realizar este evento que reunirá na nossa cidade tantos renomados visitantes das mais diversas partes do mundo. É nosso compromisso fazer da Assembleia Geral 2018 uma experiência inesquecível para todos os participantes.

Enquanto as preparações têm lugar, convidamos todos a conferirem outras novidades recentes no nosso website, bem como as matérias desta Newsletter. Temos um artigo sobre Joaquim Gomes de Souza, o primeiro matemático brasileiro; informação importante sobre eventos satélites; e um breve texto sobre a seleção de voluntários para colaborar no ICM e na Assembleia Geral.

Um abraço, e até breve em São Paulo!

Paolo Piccione (Universidade de São Paulo)
Presidente do Comitê Organizador
Assembleia Geral da IMU 2018



Também em ICM News

Joaquim Gomes de Souza, o primeiro matemático brasileiro
A pesquisa em Matemática no Brasil é bem mais jovem do que em outras partes do mundo. Grosso modo, pode-se dizer que sua integração definitiva com a comunidade científica mundial só se deu a partir de meados do século XX.

Eventos-satélite do ICM: chamada de propostas
Eventos-satélite e atividades paralelas ao ICM são atividades tradicionais que enriquecem a colaboração e integração da comunidade matemática internacional.

ICM 2018 busca voluntários
Como em outros grandes eventos, nós da organização local do ICM 2018 também precisamos da colaboração de voluntários.


Voltar