News

News



Biênio da Matemática 2017-2018


Marcelo Viana
A organização do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) 2018 no Brasil tem representado tanto o desafio de disseminar e popularizar a cultura da Matemática na sociedade brasileira quanto o de receber a elite da Matemática no país e dar protagonismo às realizações dos matemáticos nacionais. Por isso, neste grande evento, estimular nossas crianças e jovens, suas famílias e professores está no topo da lista de prioridades do Comitê Organizador.

Recebemos apoio do mais alto nível das autoridades brasileiras para a realização desse marco. Neste ano, o Congresso Brasileiro aprovou a realização do Biênio da Matemática 2017-2018, e o presidente da República o sancionou em 7 de novembro, tornando o Biênio uma Lei.

Logotipo Biênio da Matemática Brasil 2017-2018
O Biênio da Matemática congrega as honras de organizar o ICM 2018 e a Olimpíada Internacional de Matemática IMO 2017, ambos no Rio de Janeiro, e determina que o país dedique tempo e recursos para melhorar a consciência pública da Matemática em todos os níveis.

Transformar tudo isso em realidade é um grande desafio que abraçamos com entusiasmo. Além da IMO 2017, do ICM 2018 e da Assembleia Geral da IMU 2018 – que acontecerá em São Paulo –, uma série de atividades está sendo planejada para os próximos anos, começando pela tradicional Bienal da Matemática e pelo 1º Festival da Matemática, ambos em abril de 2017, no Rio.

Estamos muito felizes também que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações tenha decidido que o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para 2017 seja "A Matemática está em tudo!". Realizado anualmente em outubro, a Semana tem grande participação de universidades, centros de pesquisa, escolas, museus de ciências e outras instituições.

Outro destaque do Biênio da Matemática é a Olimpíada Brasileira de Matemática, a maior competição científica do mundo e sobre a qual é possível ler mais no artigo “A maior competição científica do mundo”, publicado nesta mesma seção de notícias do ICM 2018.

Cerimônia de premiação da Olimpíada de Matemática em Escolas Públicas de 2015 (OBMEP)


Enfatizar o debate sobre a diversidade de gênero no universo matemático também está entre os objetivos do Biênio. O artigo “O ‘dilema Tostines’ das mulheres na Matemática”, assinado por Christina Brech, da Universidade de São Paulo, retoma a discussão sobre a questão de gênero em nossa seção de notícias.

Por último, mas não menos importante, esta edição da Newsletter também traz informações relevantes sobre o “cronograma do ICM 2018”: formulário para suporte de viagem para matemáticos de países em desenvolvimento, registro e envio de comunicações.

Como se pode ver, o Brasil será um lugar muito interessante para se estar nos próximos dois anos. Esperamos que tenham a chance de vir e participar de um pouco de tudo isso!

Marcelo Viana
Presidente do Comitê Organizador ICM 2018


Links Úteis

Bienal da Matemática da SBM - http://www.sbm.org.br/bienal
Festival da Matemática - http://www.festivaldamatematica.org.br


Também em ICM News

A maior competição científica do mundo
O que você sabe sobre as principais olimpíadas nacionais de Matemática no Brasil?

O “dilema Tostines” das mulheres na Matemática
Christina Brech, da Universidade de São Paulo, aborda questões de gênero em Matemática.

Datas importantes ICM 2018
O Comitê Organizador definiu um cronograma de datas importantes até a realização do ICM 2018.


Voltar