News

News


Uma breve história do Rio de Janeiro

Descrever o Rio para os não residentes é um hábito carioca por excelência. Durante nossa preparação para o ICM 2018, vamos apresentar uma série de artigos em que tentaremos mostrar o que significa ser uma Cidade Maravilhosa. Nesta primeira parte, apresentaremos um resumo básico da história do Rio de Janeiro.

Antes da chegada dos europeus, a área do atual Rio de Janeiro era habitada por povos indígenas, que subsistiam da caça, pesca, coleta e agricultura seminômade. A primeira expedição portuguesa à região chegou à Baía de Guanabara em janeiro de 1502. Na ocasião, a baía recebeu o nome de Rio de Janeiro.

Embora formalmente sob o domínio português, a área logo se tornou um porto para contrabandistas franceses interessados no pau-brasil. Como parte de uma contraofensiva para expulsar os franceses, os portugueses fundaram a vila de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1565.

No século 17 o Rio tinha se tornado o terceiro mais importante assentamento português no continente, atrás apenas de Salvador e Recife/Olinda, no Nordeste. As plantações de cana-de-açúcar eram a base da economia local. No século 18, foram descobertas minas de ouro, prata e pedras preciosas na região de Minas Gerais. Sendo o porto mais próximo de Minas, o Rio se beneficiou imensamente do aumento do comércio, cresceu em status e finalmente se tornou a capital da colônia.

No início do século 19, Napoleão ameaçou Portugal com uma invasão pelas tropas francesas, o que obrigou a família real portuguesa e sua corte a buscar refúgio no Rio de Janeiro. Com sua chegada em 1808, o Rio se tornou a capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve. Os eventos importantes da época incluem a abertura do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o reflorestamento da atual Floresta da Tijuca e a fundação da primeira universidade local. O Brasil se tornou um império independente em 1822, e o Rio de Janeiro se tornou a capital do novo país, um privilégio que manteve mesmo após o Brasil converter-se em uma república em 1889.

Na primeira metade do século 20 o Rio prosperou como capital política e cultural do Brasil, tornando-se um destino preferido para estrelas de Hollywood e do jet set internacional. Na década de 1960, Brasília tornou-se a capital política do Brasil.

Começando em 1964, uma ditadura militar que durou 25 anos restringiu o desenvolvimento político, social e econômico do Brasil. Não obstante, aqueles foram anos de grande prosperidade para as artes no Rio de Janeiro, com novos movimentos artísticos e um renovado interesse no samba, choro e outros estilos musicais tradicionais.

A década de 1990 e o início do século 21 testemunharam um período de progresso material. A economia do Brasil se recuperou dos vários anos de hiperinflação e as empresas locais estão novamente em alta. Foram feitos importantes investimentos em infraestrutura, e grandes eventos internacionais foram organizados recentemente no Rio, incluindo a Copa do Mundo da FIFA 2014. O cenário musical local está tão vibrante como sempre, e o mesmo se pode dizer do cinema e das artes plásticas. O turismo tem crescido nos últimos 18 anos, e o Rio voltou a ser um importante destino para as viagens de lazer e de negócios. Alguns problemas do passado ainda estão por serem resolvidos, mas as coisas mostram-se novamente brilhantes e promissoras para a Cidade Maravilhosa.