News

Notícias


Artur Avila ganha a Medalha Fields

Um carioca de 35 anos é o primeiro vencedor da Medalha Fields latino-americana.

A notícia vem do ICM 2014 e não poderia ter sido mais auspiciosa para a edição de 2018. Artur Avila, 35 anos, um nativo da próxima cidade-sede Rio de Janeiro, tornou-se o primeiro vencedor latino-americano da Medalha Internacional de Descobrimentos Proeminentes em Matemática, mais conhecida como a Medalha Fields.

Artur é diretor de Pesquisa do CNRS, na França, no Instituto de Matemática de Jussieu, em Paris. Ele também é Pesquisador Extraordinário do IMPA, no Rio de Janeiro, instituição em que ele obteve seus títulos de Mestre e Doutor em Matemática. O texto que apresenta sua premiação destaca "suas profundas contribuições para a teoria dos sistemas dinâmicos, que mudaram a área e que têm a ideia poderosa de renormalização como um princípio unificador."

O fato de que toda a sua educação matemática ocorreu no Rio é especialmente gratificante para a comunidade matemática brasileira.

- Essa medalha para o Artur vem primeiro coroar o trabalho individual dele, mas, ao mesmo tempo, é coerente com a situação da matemática brasileira -- diz César Camacho, diretor do IMPA.)

- Sistemas Dinâmicos é uma área em que o Brasil tem desempenhado um papel de liderança há algumas décadas -- acrescenta Marcelo Viana, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e um colaborador de Artur. -- Seus resultados impressionantes são o ápice de uma história que já contava com alguns outros sucessos Em um ano com algumas "primeiras vezes" importantes, é sempre bom lembrarmos que o progresso matemático exige esforços de longo prazo, além de indivíduos excepcionais -- diz ele, referindo-se também a Maryam Mirzhakani (Stanford), a primeira mulher e a primeira pessoa do Irã a receber a Medalha Fields.

Por sua vez, Artur expressou "alívio" sobre a medalha.

- Há vários anos existia uma expectativa nessa direção, e realmente eu sentia isso como uma pressão sobre mim, também pela sua importância para o Brasil, que de maneira um pouco estranha nunca teve prêmios internacionais desse porte, como um Nobel. Assim, ficava um pouco pesado. A notícia da medalha teve, para mim, um primeiro efeito de alívio.

Além de Artur e Maryam, os outros ganhadores da Medalha Fields de 2014 foram Martin Hairer (Warwick) e Manjul Bhargava (Princeton). Os outros ganhadores do prêmio IMU de 2014 são Subhash Khot (Courant Inst, NYU - prêmio Nevanlinna), Stanley Osher (UCLA - Prêmio Gauss), Philip Griffiths (IAS - Medalha de Chern) e Adrián Paenza (Buenos Aires - Prêmio Leelavati). Mais informações sobre os vencedores podem ser encontradas em http://www.mathunion.org/general/prizes/2014/prize-citations/.