News

News



World Meeting for Women in Mathematics, uma conferência satélite do ICM 2018


Carolina Araujo
O Comitê organizador do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) de 2018 fez da inclusão uma das suas maiores prioridades. O coordenador do Comitê Executivo do ICM, Marcelo Viana, escreveu neste sítio Web sobre "novos desafios pela frente: como tornar a Matemática mais global, mais conhecida e difundida por todo o planeta”.

A disparidade de gêneros na Matemática merece atenção especial de nossa comunidade. Com isto em mente, o IMU Committee for Women in Mathematics (CWM) tem o prazer de anunciar o World Meeting for Women in Mathematics - (WM)2, um evento satélite do ICM 2018 que será realizado no Riocentro — mesmo local do ICM — em 31 de julho de 2018 — um dia antes do início do Congresso.

Logotipo WM2
O (WM)2 reunirá matemáticas e matemáticos de todo o mundo para refletir e discutir a questão de gênero na Matemática, falando de desafios, iniciativas e perspectivas para o futuro com um foco especial na América Latina. O encontro também terá palestras convidadas por matemáticas latinoamericanas.

Nos últimos anos, grupos de matemáticas têm lançado redes e desenvolvido atividades relacionadas a gênero em vários países da América Latina. Como exemplos destas iniciativas, citamos a comissão de igualdade e gênero da Sociedade Matemática Mexicana e o Coletivo de Mulheres Matemáticas do Chile. No Brasil, aconteceu em março de 2016 o primeiro encontro voltado especificamente para matemáticas, o Encontro Paulista de Mulheres na Matemática. O número expressivo de participantes refletiu o desejo latente em nossa comunidade de discutir questões de gênero na Matemática. Uma série de atividades está sendo planejada para promover este debate em nível nacional durante o Biênio da Matemática no Brasil, 2017-2018.


Encontro Paulista de Mulheres na Matemática

O IMU Committee for Women in Mathematics (CWM) foi criado em março de 2015. Desde então ele tem dado apoio várias redes regionais e continentais para mulheres na Matemática. O CWM compreende a importância de ajudar a lançar uma organização latinoamericana para mulheres. Agindo nesta direção, ele tem patrocinado várias iniciativas, como o encontro de Latin American Women in Mathematics durante o Congresso Latinoamericano de Matemática (Colombia 2016) e a oficina Women in Mathematics in Latin America: Barriers, Advancements and New Perspectives (Mexico 2016). Uma lista dos eventos apoiados por nosso comitê pode ser encontrada na página Web do CWM. A organização do (WM)2 também sem encaixa nos objetivos do CWM e será o evento mais importante já organizado pelo comitê desde sua criação.

Nossa expectativa é de um debate muito interessante sobre mulheres na Matemática. Se você está interessado no assunto, junte-se a nós!

Carolina Araujo (IMPA)

Membra do Committee for Women in Mathematics - IMU
Coordenadora para Mulheres na Matemática - Comitê Executivo do ICM 2018


Também em ICM News

Assembleia Geral da IMU será no World Trade Center São Paulo
O comitê executivo do ICM 2018 tem o prazer de anunciar que a Assembleia Geral da União Matemática Internacional será no complexo World Trade Center (WTC) na cidade de São Paulo, nos dias 29 e 30 de julho de 2018.

Nomeação de palestrantes e lista de seções do ICM 2018
A International Mathematical Union (IMU) divulgou sua chamada para a nomeação de palestrantes plenários e seccionais para o ICM 2018.

TransOlímpica, uma novidade no transporte público do Rio
A recém-inaugurada linha BRT TransOlímpica é a mais recente adição à infra-estrutura de transporte da Barra.

Artur Avila carrega a tocha para os Jogos Olímpicos Rio 2016
Artur Avila, vencedor da Medalha Fields 2014, foi escolhido pelos organizadores dos Jogos Olímpicos 2016 como a segunda personalidade a carregar a tocha olímpica em sua chegada ao Brasil.


Voltar