News

News


Boletim Eletrônico - edição 05 – O ICM de braços abertos para os países em desenvolvimento


Henrique Bursztyn
Henrique Bursztyn
Promover a participação de todas as regiões do mundo, incluindo aquelas em desenvolvimento, é um desafio central para cada edição do ICM. Esta preocupação está especialmente presente no ICM 2018, o primeiro a acontecer na América Latina. Ao longo dos anos, nossa região tem se beneficiado desses programas de auxílio financeiro. Portanto, temos plena consciência do impacto profundo deste tipo de iniciativa.

Por esta razão, é uma satisfação para o comitê organizador do ICM 2018 anunciar o nosso “Programa Braços Abertos” (Open Arms Program), que apoiará a participação de matemáticos de países em desenvolvimento no ICM do Rio de Janeiro. Temos convicção de que esta é uma iniciativa-chave para garantir a representação de todas as partes do mundo no mais importante evento da Matemática.

O “Braços Abertos” concederá 550 auxílios-viagem, 200 dos quais serão para matemáticos trabalhando em países da América Latina, não incluindo o Brasil. Estes auxílios são patrocinados pelo IMPA e pela Sociedade Brasileira de Matemática, com uma generosa contribuição adicional de 50 auxílios da União Matemática Internacional. As inscrições do programa estarão abertas de 15 de abril a 15 de outubro de 2017. A seleção será baseada no mérito, com atenção especial a matemáticos jovens e/ou mulheres e ênfase em uma distribuição geográfica equilibrada. O valor exato de cada auxílio dependerá das decisões do comitê e do orçamento disponível. Detalhes sobre como se candidatar e a lista dos países considerados em desenvolvimento para este fim estão disponíveis no link ao fim do texto.

A comunidade matemática brasileira está muito animada com esta oportunidade de promover inclusão através do programa “Braços Abertos”. Os contemplados com os auxílios-viagem levarão a experiência do ICM de volta para seus países, celebrando e compartilhando os principais resultados recentes de suas áreas. Nossa experiência como beneficiários de auxílio nos dá a certeza do impacto duradouro desta iniciativa.

Enquanto as inscrições não estão abertas, aproveite para ler as notícias de nosso site. Novidades incluem a relação oficial de hotéis do ICM, com descontos para participantes. Temos também artigos sobre o Festival da Matemática; Aramat, a mascote do Biênio da Matemática; e sobre Otto de Alencar Silva, pioneiro da Matemática brasileira. Não é demais lembrar da nossa lista de datas importantes do ICM, que tem todos os prazos para pedidos de auxílio e submissão de comunicações.

Henrique Bursztyn
ICM 2018 – Coordenador de Auxílio a Participantes


Links Úteis

Auxílio financeiro para viagens – http://www.icm2018.org/portal/auxilio-de-viagem


Também no ICM News

Informações de hospedagem – grade oficial de hotéis do ICM 2018
O Rio de Janeiro é um destino turístico de primeira linha e oferece ampla variedade de opções de hospedagem.

Celebrando a Matemática para todo mundo ver
O “Festival da Matemática” será celebrado no Rio de Janeiro e em todo o Brazil em abril de 2017.

A história da Aramat
Aramat é uma arara azul concebida a partir de símbolos matemáticos, incluindo uma espiral logarítmica. Ela é a mascote oficial do Biênio da Matemática Gomes de Sousa 2017-2018.

Otto de Alencar Silva, precursor da formação matemática brasileira
O cearense Otto de Alencar Silva pode ser considerado um legítimo discípulo da obra de Joaquim Gomes da Sousa, por sua contribuição científica e como livre-docente na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, na virada do século 19 para o século 20.



DATAS IMPORTANTES

Acompanhe o cronograma de datas importantes para inscrições antecipadas, submissão de resumos e auxílio de viagem.


Eventos Satélites: Prazo para submissão de propostas

1 de março de 2017 a 1 de dezembro de 2017.


Auxílio de Viagem

Abertura 15 de abril de 2017
Encerramento 15 de outubro de 2017
A lista de contemplados será publicada em 30 de novembro de 2017


Pré-Inscrição e Inscrição

Abertura 04 de setembro de 2017
Super-antecipada 27 de abril de 2018 (taxa com desconto)
Antecipada 13 de julho de 2018 (taxa com desconto menor)
In situ na Assembléia Geral 26 a 28 de julho de 2018 (apenas para participantes da Assembléia Geral)
In situ no ICM 29 de julho a 9 de agosto de 2018


Submissão de resumos

Abertura 04 de setembro de 2017
Encerramento 5 de janeiro de 2018
Os resultados da seleção serão publicados em 28 de fevereiro de 2018



Voltar