News

News


Boletim Eletrônico - edição 07



Comitê Organizador lança a primeira versão do programa do ICM 2018


Emanuel Carneiro
Emanuel Carneiro
Em 2012, um grupo de matemáticos brasileiros se reuniu para começar a preparação de uma candidatura a sediar o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM). Nosso sonho tornou-se um objetivo em 2014, quando a União Matemática Internacional ratificou o ICM 2018. Naquele tempo o ano 2018 ainda parecia muito distante.

Agora a situação é outra. Falta apenas um ano para o ICM no Rio de Janeiro. O Comitê Organizador continua a empreender seus melhores esforços para oferecer um evento maravilhoso para a comunidade matemática internacional.

As fantásticas listas de palestrantes plenários e convidados do ICM 2018 foram divulgadas na edição anterior deste boletim. Agora estamos lançando a primeira versão do Programa Científico do evento (clique aqui para ver o programa completo), com os dias e horários das 21 palestras plenárias, oito palestras de premiações, as aulas especiais Abel e Noether, 181 palestras convidadas e três painéis convidados. O restante do programa, que inclui comunicações curtas e sessões de painéis, será lançado posteriormente, quando a seleção dos trabalhos estiver concluída.

Durante o congresso, o centro de convenções também sediará diversas atividades complementares relacionadas ao ICM 2018. O foco será estimular interações entre participantes; discutir temas relevantes e desafios para o desenvolvimento da Matemática; e disseminar e popularizar a Matemática entre a juventude brasileira. Aulas públicas, exposições, painéis de discussão e diversos eventos sociais serão algumas das atividades para alcançar estes objetivos.

O Comitê Científico está encarregado de alocar palestras e demais durante os nove dias do congresso, de maneira criteriosa, equilibrada, atraente e suave. Também acompanharemos o evento ao vivo para garantir que nossos participantes tenham uma experiência realmente memorável no Rio de Janeiro em 2018.

Atenciosamente,

Emanuel Carneiro (IMPA)
Chefe local de programa
Comitê Organizador do ICM 2018



“Braços Abertos-Brasil”


É com enorme satisfação que o Comitê Organizador do ICM 2018 lança o “Braços Abertos-Brasil”, a versão do programa “Braços Abertos” voltada especificamente para matemáticos vinculados a instituições brasileiras. O programa internacional promove a participação de matemáticos do mundo em desenvolvimento no próximo ICM.

O “Braços Abertos-Brasil” oferece 250 auxílios-viagem. O processo de seleção será feito por mérito, terá forte compromisso com a diversidade e especial atenção a matemáticos jovens. O valor de cada auxílio dependerá das decisões do comitê de seleção e do orçamento disponível.

As inscrições serão recebidas de 8 de outubro de 2017 a 8 de janeiro de 2018, e a lista de contemplados será divulgada em 21 de fevereiro de 2018.




Outras notícias do ICM


Voluntários fazem a diferença

Maria João Resende
Maria João Resende
Nos últimos ICMs, os Comitês Organizadores tiveram o valioso apoio de voluntários e em 2018 não será diferente.

O Festival da Matemática e a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), em 2017, no Rio, contaram com uma excelente equipe de voluntários que colaboraram com os organizadores. Os voluntários dos dois eventos tinham perfis muito variados, desde estudantes a aposentados, de apaixonados por matemática aos menos adeptos da disciplina. Mas todos terminaram contagiados pela matemática e motivados a espalhar e a promover a beleza da matéria entre o público em geral, que também é um dos objetivos do comitê organizador.

Assim, na sequência destes eventos bem-sucedidos, a comissão organizadora do ICM 2018 espera ter uma grande equipe de voluntários para ajudar a fomentar um ambiente agradável e acolhedor para todos os participantes.

Se você quer fazer parte de nossa equipe de voluntários animados, não se esqueça de fazer sua inscrição no programa a partir de setembro.

Maria João Resende (UFF)
Chefe local de voluntários
Comitê Organizador do ICM 2018




Mais notícias do ICM

Estandes
O Exhibition Hall ICM 2018 será o principal ponto de convergência dos participantes do Congresso e tem o objetivo de ampliar relacionamentos profissionais e gerar negócios.

Memórias de dois gigantes da Matemática brasileira
Elon Lages Lima e Welington de Melo, ambos falecidos recentemente, eram figuras destacadas na Matemámatica brasileira. Este artigo faz um breve relato de suas vidas e de principais contribuições.




DATAS IMPORTANTES

Acompanhe o cronograma de datas importantes para inscrições antecipadas, submissão de resumos e auxílio de viagem.


Auxílio de Viagem

Abertura 15 de abril de 2017
Encerramento 15 de outubro de 2017
A lista de contemplados será publicada em 30 de novembro de 2017.

Para brasileiros, o prazo de solicitações será de 15 de outubro de 2017 a 15 de janeiro de 2018, e os resultados serão anunciados em 28 de fevereiro de 2018.


Inscrição

Abertura 14 de setembro de 2017
Super-antecipada 27 de abril de 2018 (taxa com desconto)
Antecipada 13 de julho de 2018 (taxa com desconto menor)
In situ na Assembléia Geral 26 a 28 de julho de 2018 (apenas para participantes da Assembléia Geral)
In situ no ICM 29 de julho a 9 de agosto de 2018


Submissão de resumos

Abertura 14 de setembro de 2017
Encerramento 5 de janeiro de 2018
Os resultados da seleção serão publicados em 28 de fevereiro de 2018


Braços Abertos-Brasil

Abertura 08 de Outubro de 2017
Encerramento 08 de Janeiro de 2018
Resultados Em Fevereiro de 2018



Voltar